19 de Fevereiro de 2026.

DIA do LEITOR

Evento público que promove a leitura, o Dia do Leitor foi realizado no dia 7 de janeiro na Praça da Alfândega, junto às estátuas do poeta Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade, reunindo mais de 300 pessoas das 8h às 18h.
Escritores, intelectuais, aficionados, pessoas ligadas à leitura e anônimos que passavam pela praça participaram da função, em uma verdadeira celebração ao ato de ler.
 
O evento criado em 2017 pelo jornalista Aires Cerutti, e que teve a adesão do jornalista Higino Barros, sofreu uma interrupção durante os dois anos da pandemia da Covid, retornou em 2021 e em 2025 contou com boa participação do público. Agora, em 2026 superou todas as expectativas.
 
A ONG Cirandar, a Biblioteca Pública Estadual e o Clube Arte para Todos, são parceiras do projeto, que tem como slogan, criado pela artista visual Graça Craidy, “Leio, logo existo”.

HISTÓRICO

Criado pelo jornal cearense O Povo em 1928, fixado na data de 7 de janeiro o Dia do Leitor foi comemorado pela primeira vez em Porto Alegre vez em 2018. Iniciativa dos jornalistas Ayres Cerutti e Higino Barros em um local icônico na capital gaúcha: as estátuas dos poetas Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade, de autoria do escultor Xico Stonkiknger, situadas na Praça da Alfândega.

Na ocasião grupos de moradores da cidade, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual (BPE) e Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI) se reuniam junto às estátuas e fizeram leituras de textos de autores diversos.

Após um intervalo de seis anos, entre eles a interrupção provocada pela pandemia da Covid, o evento voltou a se repetir no dia 7 de janeiro de 2025, das 11h às 17h, na Praça da Alfândega, com uma atração especial.

Participação significativa foi do escritor, poeta e contista Adeli Sell, que agora em 2025 foi homenageado com o troféu Açoriano de Literatura por seu trabalho no campo da literatura e esteve na Praça da Alfândega somando-se aos demais participantes.

A artista visual Graça Craidy teve igualmente presença destacada ao evento, ela que é publicitária de formação e artista visual por vocação. Em 2024 expôs no Clube do Comércio, da Praça da Alfândega, mostra sobre a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, que obteve tamanha repercussão a ponto que a abertura da Feira do Livro foi realizada também na exposição da Graça Craidy.

Importante lembrar que a Graça Craidy tem em sua produção como artista desenhos de rostos de mais de 50 autores de literatura universal, além de brasileiros como Guimarães Rosa e Clarise Lispector, a quem Graça dedicou exposições exclusivas com grande repercussão no cenário gaúcho e brasileiro.

A mostra dela sobre Clarice Lispector foi exibida no Rio de Janeiro, Curitiba e outras cidades. A de Guimarães Rosa, sobre personagem do romance “Grande Sertão, Veredas” foi incorporada à programação da Feira do Livro de 2024 e teve grande afluência de público

 

O DIFERENCIAL DO EVENTO

Dia do Leitor na capital gaúcha tem como diferencial a data ser comemorada em dias da semana, aproveitando a movimentação normal na praça. A proposta é agregar ao evento o público que transita pela área, tornando-o acessível também à população que gosta de ler. A escolha do texto de leitura fica a critério do leitor.

Graça Craidy explica sua ligação com literatura e a importância dela para seu trabalho:

“Para mim ler é um ato revolucionário, muda rumos de dentro e rumos de fora. Por isso me valho da minha arte feito mediação entre os visitantes e grandes autores como Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Para que o visitante, ao se encantar com a representação pictórica dos escritores e seus personagens, desperte para o original literário. Por isso sou a primeira a aderir à justa e heroica homenagem ao Dia do Leitor.”

Organizador do evento junto com o jornalista Higino Barros, Ayres Cerutti relembra da primeira edição do Dia do Leitor;

Tenho um costume. Se é de ler, leio. Era uma lista de efemérides que recebi de um jornalista amigo, do Espírito Santo. Primeira surpresa: janeiro, 7, Dia do Leitor.

Liguei para amigos. Ninguém conhecia.  Como em 2018 a data cairia em um sábado, transferimos para um dia da semana.

A Morgana Marcon, então diretora da Biblioteca Pública, entusiasmada, decidiu levar livros para distribuir na praça. O Higino Barros publicou no JÁ Porto Alegre e enviou material para a Coletivanet.  A Sônia Zancheta e a professora Ana Carolina Martins, da UERGS, ampliaram os convites

Graça tinha feito uma mostra recente na Praça da Alfândega e nos deu várias ideias que colocamos em execução e sugeriu dezenas de amigos e conhecidos dela que aderiram ao convite de ir ler na praça.

No Dia do Leitor sete de janeiro de 2025 participaram cerca de 100 pessoas, das quais foram feitos 50 registros em vídeos de suas participações.

A data esse ano caiu em dia de semana, uma terça-feira, dia de movimentação normal da população, com tudo que isso representa. A praça movimentada com seus barulhos, humores, sabores, cheiros e particularidades. Acima de tudo, a vida pulsando.

Três participações inesperadas, de pessoas que não haviam sido convidadas, mas ao ver a movimentação se encantaram com ela e participaram de forma espontânea, fez valer o Dia do Leitor. Uma de um turista argentino que visitava a cidade, outra de um turista irlandês, ambos jovens, que se encantaram com o acontecimento e pediram para declamar, sendo intensamente aplaudidos. E acima de tudo a participação de uma trabalhadora, engraxate na Praça da Alfândega, que declamou de memória, e com um sorriso estampado em seu rosto alegre um poema que ela lera dentro de um ônibus de Porto Alegre, do projeto Poesia no Ônibus, no início dos anos 2000, fez valer o Dia do Leitor.  Demonstrando a combinação leitura /literatura como um elemento civilizatório de conhecimento e prazer.

Para Dia do Leitor de 2026, incluímos os nichos de LGBT+ e de Literatura Negra.

Para a edição de 2026 temos igualmente a parceria com a ONG CIRANDAR de Porto Alegre que faz um valioso e meritório trabalho com literatura/leitura infantil e juvenil. Trazendo para o projeto a possibilidade de incorporar esses dois segmentos de leitores. Por isso a importância da parceria com CIRANDAR que se dedica ao leitor juvenil e infantil. Estaremos construindo assim Dias do Leitor para muitos e muitos anos.

Clique nas imagens para aumentar.
Compartilhe:

facebook.com/Arteparatodos

clubearteparatodos@gmail.com

Área do Artista

Copyright ©2018 ARTEPARATODOS. Todos os direitos reservados.